Impressão 3D na odontologia: o que é fato e o que é promessa! ​

Uma das novas tecnologias que vem ganhando cada vez mais destaque na odontologia é a impressão 3D, também chamada de prototipagem rápida. Até pouco tempo atrás, era impossível pensar em construir um objeto virtualmente e ter como tirá-lo da tela do computador, porém com as impressoras 3D esse cenário mudou e agora elas estão aí para mostrar que o futuro chegou.

Ao contrário da fresadora, que possui a metodologia subtrativa, ou seja, a partir de um bloco, o material é removido até chegar ao formato desejado, a impressão 3D parte da metodologia aditiva, na qual a construção se dá camada por camada. Ela pode ser feita a partir de insumos na forma líquida, em pó ou filamentos e os sistemas mais usados na odontologia são: 

  • Modelação por Deposição Fundida (FDM – Fused Deposition Modeling) 
  • Estereolitografia (SLA – Stereolithography)
  • Processamento de Luz Digital (DLP – Digital Light Processing) 
  • Sinterização Seletiva a Laser (SLS – Selective Laser Sintering)

É possível encontrar muitas pesquisas e protótipos nessa área, mas o que de fato é possível fazer com a tecnologia 3D, sem deixar de lado a segurança do paciente e a qualidade do tratamento?

 

Vamos falar um pouco mais sobre isso neste artigo.

Quais tipos de trabalhos 3D é possível fazer na odontologia? 

A impressão 3D já é uma realidade na rotina clínica de muitos consultórios. Ela pode ser empregada com segurança em diversas etapas da confecção das próteses dentárias, como: 

  • Modelos: o uso mais conhecido da tecnologia 3D. Normalmente os modelos impressos vêm do escaneamento intra-oral. 
  • Provisórios: nesse caso, é possível confeccionar o provisório mesmo a partir de um modelo de gesso, que é digitalizado e, a partir daí, todo o fluxo é digital. 
  • Placa de mordida: a literatura mostra que os pacientes relataram mais conforto ao usar uma placa confeccionada pelo método 3D do que a convencional. 

  • Coroas/inlays/onlays definitivas em resina híbrida: atualmente, existe no mercado uma ampla variedade de resinas para impressão com excelentes propriedades físicas e disponíveis em diversas cores. Elas podem substituir a técnica convencional da resina fotoativada laboratorial.

Para saber sobre as resinas híbridas para impressão 3D, acesse nosso guia. 

A literatura também mostra que esses trabalhos possuem igual ou maior precisão que as técnicas convencionais. Isso ocorre porque, com a ajuda de softwares e maior capacitação dos técnicos, são eliminadas falhas inerentes ao processo manual, como erro na proporção de material.

O que o futuro da impressão 3D reserva para a odontologia? 

Muitos processos estão em plena transformação na odontologia e, atualmente, já são relatados na literatura casos de próteses totais removíveis feitas por meio dessa tecnologia. Essa técnica ainda não é aplicada comercialmente, mas tem um futuro promissor. 

Também já começamos a observar estudos na área da prótese sobre implantes. 

Uma dissertação de mestrado da faculdade de odontologia da UNESP relata um caso de confecção de impressão de infraestrutura de prótese total fixa sobre implantes em material calcinável para fundição posterior, a partir do escaneamento da boca do paciente com os transfers dos implantes. Como vantagem do processo, o autor relata a possibilidade de posicionar a barra sobre os abutments para conformação da sua passividade sobre os pilares protéticos.


Quais as promessas da impressão 3D para a saúde? 

Em qualquer área da medicina, quando vemos o avanço de estudos e resultados positivos, é sempre interessante olhar o que começa a se tornar promissor.

Novos materiais continuam a ser desenvolvidos e testados considerando a tecnologia de impressão 3D. Atualmente, já podemos ver notícias de comida impressa. Enquanto isso, pesquisadores estão buscando tecnologias para a impressão de órgãos humanos, o que poderia até acabar com as filas de transplantes. 

E pode ser que, no futuro, tenham como imprimir implantes e porque não dentes? Realmente nada parece impossível para essa tecnologia.

Se você deseja entrar de vez para a odontologia digital, fale conosco e agende uma reunião com nossos técnicos!


Fontes: Da Costa Almeida, Maria Kaline Romeiro Teodoro, Nathalia Kelly Veloso de Lima Almeida. 3d Printing And Its Applicability In Oral Rehabilitation Marcelo Vieir. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR. Vol.33,n.1,pp.26-30 (Dez 2020 – Fev 2021)

Moraes, L. N. O., & da Cunha, M. A. P. (2021). Prótese Total Removível Confeccionada Em Impressora 3D: Revisão de Literatura/Total Romovable Prosthesis Manufactured In 3D Printer: Literature Review. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 15(56), 319-331.

Salata, M. (2019). Utilização de tecnologia de impressão 3D na produção das próteses removíveis.

Araújo, R. M. D. Planejamento digital e impressão 3d, aplicado em reabilitações totais fixas sobre implantes.

Logo, com a popularização dos equipamentos, maior oferta de serviços e melhor conhecimento e desenvolvimento técnico dos profissionais, a tendência é que, cada vez mais, os tratamentos sejam realizados com o auxílio...

Newsletter

Fique por dentro
das novidades