Scanner Intraoral: tudo que você precisa saber antes de comprar o seu  ​

Scanner Intraoral: critérios de avaliação.

O Scanner intraoral é uma ferramenta crucial na odontologia digital, cada vez mais buscada por clínicas odontológicas devido a sua praticidade e eficiência.

Com cada vez mais procura e oferta desse equipamento, é necessário saber escolher o que melhor se adequa à sua necessidade e realidade, visando um investimento certeiro.

Para ajudar você nessa escolha, nós do TAL LAB preparamos este conteúdo.

Antes de mais nada, vamos estabelecer alguns critérios de seleção do Scanner Intraoral e, depois, adentrar em cada um deles:

  • Velocidade de escaneamento;

  • Software;

  • Dimensões e peso;

  • Facilidade de manuseio;

  • Investimento (R$).
 

Esses critérios são os mais objetivos quanto possível, de forma a construir pressupostos universais para sua análise.

Velocidade de escaneamento

O tempo necessário para escanear toda arcada dentária do paciente é um fator crucial no dia a dia das clínicas.

Sob a perspectiva de longo prazo, quanto mais rápida for a ação, mais tempo será otimizado no fluxo de trabalho diário.

Atualmente, já existem scanners intraorais com uma média de tempo inferior a 10 minutos de escaneamento total da arcada, para referência (embora incidam sobre isso outras variáveis como a operação do equipamento pelo profissional).

scanner
Software

Além do Scanner Intraoral em si ser eficiente e rápido em sua captação, outra parte fundamental nessa equação é o software para o qual as imagens serão enviadas.

Isso porque é por meio dele que você poderá trabalhar com uma modelagem 3D das estruturas anatômicas da cavidade oral, de forma a visualizar e tratar melhor as mesmas.

Ademais, vale dizer que interfaces difíceis e pouco intuitivas poderão atrasar seu fluxo de trabalho.

Portanto, além da captação, pense sempre na qualidade da solução em software oferecida e avalie o custo (usualmente muito superior) de adquirir um software à parte.

Nesse sentido, cabe também salientar a preferência por equipamentos cujos softwares embarcados (que vêm junto a eles) sejam abertos, isto é, compatíveis com softwares de terceiros.

De tal modo que a integração eventual com outros softwares de marcas diferentes daquela do equipamento serão possíveis, como o CAD/CAM – design computadorizado / monitoramento computadorizado.

Sua experiência completa deve ser eficiente, da captação da imagem ao seu tratamento no software.

Dimensões e peso

Considerando o uso frequente e diário, o Scanner Intraoral deve ser ergonômico, possuir peso e tamanho total que facilitem sua manipulação na mão (sobretudo quando digitalizando).

Um Scanner Intraoral de cabeça pequena também pode ser útil, tendo uma versatilidade maior no uso em pacientes com bocas menores.

Facilidade de manuseio

O equipamento é ergonômico, tem boa aderência à mão enquanto você escaneia a arcada do seu paciente?

Essas são perguntas muito válidas nesse quesito e devem ser feitas em face do investimento no scanner intraoral que você estiver analisando.

Além disso, sua usabilidade deve ser explorada: seu escaneamento deve suportar breves interrupções sem perder o progresso feito.

scanner

Investimento

E nesse ponto, o valor do equipamento em si não é o único a ser levado em consideração.

O quanto esse Scanner Intraoral vai economizar para sua clínica em insumos para moldagem em alginato, quais os serviços agregados como assinatura, treinamento, atendimento ao cliente entre outros?

De todo modo, Scanners Intraorais atualmente já dispõem de preços mais baixos para entrada, em torno de R$ 90.000,00.

O aumento da concorrência pelo mercado consumidor nos últimos anos tem suscitado evoluções tecnológicas surpreendentes, além de preços mais baixos ao cliente final.

Conte com nossa experiência na sua escolha!

Se você ainda tem dúvidas ou quer uma assistência na implementação dos scanners intraorais na sua clínica, não esqueça de nos contatar para uma consultoria personalizada à sua realidade.

Com mais de 30 anos de experiência, temos base sólida e cases de sucesso na odontologia digital.

CTA
Para ajudar você nessa escolha, nós do TAL LAB preparamos este conteúdo. Antes de mais nada, vamos estabelecer alguns critérios de seleção do Scanner Intraoral e, depois, adentrar em cada um deles:

Newsletter

Fique por dentro
das novidades