Saber analisar o desenho no ExoCad pode te garantir certas vantagens com a nova era da odontologia: a odontologia digital. Dessa forma você poderá garantir um fluxo de trabalho otimizado, além de resultados de excelência.
Para a confecção de próteses odontológicas, o sistema CAD/CAM garante maior resistência a restauração, proporciona resultados mais estéticos e naturais, tornando o processo geral mais simples, ágil e preciso.
Sendo assim, o software ExoCad cumpre essas propostas e é um dos mais usados por dentistas, facilitando o seu fluxo de trabalho para criar modelos digitais de próteses dentárias.
Porém, ao confeccionar o desenho do trabalho protético nesse software, uma dúvida muito comum aparece. Afinal, como analisar se o desenho no ExoCad está satisfatório?
Para isso, o desenho gerado pelo ExoCad pode ser analisado de diversas maneiras, dependendo do objetivo da análise.
Para te ajudar nessa questão, preparamos esse blog com dicas e pontos fundamentais que devem ser analisados para que você obtenha um resultado de excelência, garantindo a satisfação do seu paciente.
Confira esse conteúdo exclusivo para você!
Anatomia Dental
A anatomia dental é um dos quesitos importantes a ser analisado no desenho do ExoCad.
Ela é de extrema importância para garantir a estética do sorriso, além da função mastigatória do paciente.
Assim, o desenho deve estar com a anatomia do elemento dental adequada, sendo necessária a análise da forma, inclinação, posição, volume e tamanho do elemento.
Oclusão
Ao analisarmos o desenho feito no ExoCad, é fundamental conferir se a oclusão está adequada.
Para isso, deve-se conferir a relação com o arco em questão com o antagonista, verificando se o espaço de oclusão está adequado, além de analisar minuciosamente os pontos de contatos oclusais.
O profissional deve garantir que os pontos de contato oclusais estejam bem balanceados, sem sobrecarregar alguma região específica, uma vez que poderá comprometer a longevidade da peça protética.
Além disso, pode utilizar o Articulador Virtual do ExoCad, ferramenta essa, que permite projetar as coroas protéticas bem adaptadas em oclusão dinâmica.
Ponto de contato interdental
Os pontos de contatos dentais devem estar de acordo com as condições adequadas, a fim de se manter a saúde das estruturas periodontais, além de evitar inclinações dentárias e desgastes, conservando, assim, uma oclusão ideal.
Para isso, é possível analisar no ExoCad os pontos exatos de contato interdental, junto as intensidades específicas das regiões. Com isso, pode-se ajustá-los de acordo com as necessidades específicas, com o intuito de garantir o correto posicionamento de cada elemento.
Adaptação ao preparo
A adequada adaptação marginal é um dos fatores de maior influência no desempenho clínico das restaurações indiretas.
Por isso, é essencial certificar-se no desenho do ExoCad se a adaptação da peça está plenamente satisfatória, uma vez que a falta dela compromete a saúde periodontal do paciente, ocasionando problemas na durabilidade da peça protética.
Dessa forma, o material deve estar muito bem adaptado ao longo de todo o limite do preparo dental, sem haver falta ou excessos na região.
Como laboratório de próteses, o Tal Lab prioriza nossa parceria e, por isso, busca oferecer as melhores soluções para atender as suas necessidades específicas!
Nossos trabalhos são feitos com materiais de grandes empresas do setor e a partir de protocolos de confecção consagrados na literatura, além de trazer o olhar técnico e artístico da equipe.
Para isso, trabalhamos oferecendo a excelência por meio de nossas soluções, garantindo a máxima satisfação do seu paciente!
Referências:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/154640/000893158.pdf?sequence=1
https://exocad.com/fileadmin/content/brochures/exocad_brochure_DentalCAD_pt_screen.pdf